Célebre jogo do túnel foi o último que o Polvo perdeu. Entretanto foi duas vezes campeão e escapou às duas derrotas que se seguiram
Pode ser só uma coincidência, como até pode fazer todo o sentido. Mas factos são factos e em abril cumprem-se 40 meses sobre a última vez que Fernando perdeu para o campeonato. Estamos a falar de quase três anos e meio, desde dezembro de 2009, quando o FC Porto perdeu na Luz por 1-0, num espçao temporal que atravessa quatro épocas desportivas: a primeira com Jesualdo Ferreira (2009/10), a sgunda com Villas-Boas (2010-2011) e as últimas duas com Vitor Pereira.
Para todos o Polvo foi imprescindível. E se Villas-Boas nem sequer perdeu para o campeonato, os outros dois perderam uma vez no referido período. Com Jesualdo, a derrota foi em Alvalade e logo por 3-0. Fernando tinha-se lesionado e Tomás Costa foi chamado ao seu lugar. Izmailov e companhia aproveitaram e acabaram de vez com as hipóteses que restavam aos portistas para serem pentacampeões.
As consequências da derrota em Barcelos na época passada pareceram igualmente dramáticas. Sem Fernando, jogou Souza, que acabou substituído ao intervalo quando os Dragões já perdiam 2-0. No final da partida, Vitor Pereira deu um murro na mesa e a equipa lançou-se definitivamente para a reconquista do título. Curiosamente, Fernando ainda falhou mais dois jogos e ambos de dificuldade muito elevada: em casa do Nacional e, depois, em Braga.
Defour foi então escolhido para a posição e finalmente o FC Porto encontrou um substituto à altura. Detal forma que o Polvo já falhou cinco jogos esta época e a equipa ganhou-os todos. O futuro provará se há uma relação causal dos factos ou se Fernando não passa de um bom jogador com pé muito quente.
fonte: ojogo
Sem comentários:
Enviar um comentário