sexta-feira, 22 de março de 2013

Fernando para rever

Fernando será a grande preocupação da SAD para o mercado de transferências que se segue. Entre todos os ativos do plantel só ele e Atsu não foram devidamente acautelados nos últimos meses com uma renovação de contrato. Em breve entram no último ano de vínculo ainda está blindado por 30 milhões de euros, já o ganês tem apenas 10 milhões a separá-lo de uma eventual transferência. Mas é no Polvo que a Europa mais repara.
A três meses e pouco da janela de transferências do verão, o FC Porto já está no centro do fogo cruzado que surge de toda a Europa e que envolve uma série de jogadores. Ontem falou-se de James e (mais uma vez) do Manchester United. Há dois dias foi Danilo a ser apontado à Juventus. Alex Sandro foi o anterior e ainda há João Moutinho, Mangala e Jackson.
A SAD encara quase todo o tipo de rumores com total tranquilidade. É que todos os outros grandes valores do plantel estão devidamente protegidos e blindados, num ato de gestão do FC Porto que corresponde à estratégia habitual da SAD para evitar surpresas negativas de última hora, como aconteceu com Cristian Rodriguez e Paulo Assunção, os últimos dois investimentos a escaparem sem a devida compensação. O uruguaio foi para o seu país ainda antes da época terminar e de assinar pelo Atlético de Madrid. Paulo Assunção invocou a "Lei Webster", que permite aos jogadores que estão a um ano de terminarem contrato pagarem o valor remanescente do mesmo e saírem sem qualquer outra compensação. Fucile pode ser o próximo a sair sem a SAD receber qualquer compensação.
Por ter apenas 25 anos (a lei é válida para jogadores com pelo menos de 28), Fernando nem sequer poderá tentar o mesmo que o anterior trinco. Mas isso não basta para confortar o FC Porto, que se arrisca chegar a junho com um dos melhores elementos em vias de terminar contrato e, por isso, mais indefeso dos ataques de outros clubes. Os 30 milhões que bloqueiam a sua saída deixam de ter tanto peso, quando meio ano depois o jogador fica livre para assinar por um novo clube. Atsu está na mesma situação, mas com o ganês as conversações para a renovação até foram assumidas pelas partes, havendo desacordo financeiro que pode ser ultrapassado a tempo.
Quanto ao resto dos principais jogadores, foram renovando em tempo mais do que oportuno, antecipando a SAD eventuais problemas de última hora. Os últimos foram, por esta ordem, James, Otamendi, Macion, Abdoulaye e Varela.

fonte: ojogo

Sem comentários:

Enviar um comentário